Coletivo #5

Publicado em 25.08.2022 por Elias de Oliveira

Saiba quem foi o primeiro autista diagnosticado no mundo

Donald Grey Triplett nasceu nos Estados Unidos e é chamado de “caso 1” do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

Pequeno prodígio! Menino autista do interior do Paraná impressiona diretor da Microsoft

Ele mora com a família em Ponta Grossa e a viagem foi um presente de aniversário

Conheça livros, filmes e séries para aprender sobre portadores de necessidades especiais

O aprendizado sobre educação especial pode ser ainda mais completo quando os livros, filmes e séries nos entregam conteúdos e histórias de qualidade.

Autistas terão 1h de estacionamento gratuito por dia na Zona Azul em Itatiba

Medida entra em vigor na próxima segunda-feira (22/08), mesmo dia em que será expandido número de ruas que contarão com a cobrança.

Estudantes da UFPR iniciam coletivo autista

Estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba, inauguraram o Coletivo Stim, uma iniciativa de autistas. O evento de lançamento ocorreu na última quinta-feira (18), no Anfiteatro 500.

Ele tem 24 anos, e agora?

Atualmente muitos projetos e empresas têm se dedicado a preparação de pessoas com autismo para sua inserção no mercado de trabalho.

Muitos autistas

O autismo é uma condição em alguém que tem nome, que faz parte da história de sua comunidade e tem a própria história - Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly

'E se fosse seu filho?': Autismo e a sexualidade é tema de live nesta quinta-feira

Ao se tratar do Transtorno do Espectro Autista (TEA), muitas pessoas pensam apenas na infância e esquecem que, um dia, essas crianças também crescem.

Como ajudar no desfralde de crianças autistas

Imagine a forma como você faz suas necessidades fisiológicas durante toda sua vida, mudar. O mesmo acontece com as crianças, quando são ensinadas que ela não pode mais fazer o que sempre fez: xixi e cocô na fralda!

Autismo – pelo direito de ficar brava!

Mas ficar brava com o quê? Não, nem é “brabeza de verdade.” É o desejo de diálogo, de construção de pontes para o entendimento mútuo. O conflito é imprescindível para o crescimento e o avanço. As diferenças, para a criatividade que nos leva à uma construção que contemple o coletivo.